segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CÉLULAS CARAMELADAS???

Tenho recebido e-mail de várias pessoas me perguntando sobre o açúcar e como largá-lo de vez, gente não tenho a fórmula mágica e as vezes também caio em tentação por dependência afetiva ao açúcar. O que dá certo comigo, na maioria das vezes, é saber tudo de ruim que o açúcar pode me proporcionar e simplesmente evitá-lo. Uma informação que pra mim é nova são as AGEs ou células carameladas... realmente assustador. Ah, Não é um doce e causa sérios desastres no organismo:
1. Boa parte do que comemos se transforma em glicose. Essa substância, mais presente nos doces e nas massas, é fonte de energia do organismo. Mas é essencial a presença da insulina. Ela seria o talher que leva esse açúcar para dentro das células. 2. Quando ingerimos um alimento com índice glicêmico alto, o excesso de glicose em circulação causa um desarranjo na fabricação da insulina pelo pâncreas. Se a situação se repete, as células alteram a própria membrana e rejeitam a entrada da glicose. Esse quadro é o da famosa resistência à insulina. 3. O açúcar que não conseguiu entrar nas células fica sobrando pelo sangue. Nesse passeio à toa, encontra proteínas e não resiste a ligar-se a elas. Da união nascem compostos caramelados chamados de AGEs. 4. Os AGEs formam uma rede que, ao topar com qualquer célula do corpo, gruda-se em sua membrana. E aí elas ficam caramelizadas. Essa cobertura dificulta a divisão celular, que está por trás da renovação dos tecidos. Também impede a troca de informações entre as células e o meio em que vivem.
O PREJUÍZO É GERAL
Não é só na pele que os AGEs aprontam das suas. O corpo todo corre perigo quando esses compostos começam a viajar pelo sangue. Alguns especialistas afirmam que, além da pele, eles atingem principalmente as artérias (atrapalhando a circulação sangüínea), as articulações (causando inflamações), a visão (deflagrando a catarata) e os rins (dificultando a filtragem do sangue). Outros estudiosos garantem que os AGEs têm o poder de cessar a multiplicação celular e, para piorar, provocam inflamações. "Se a célula caramelizada for justamente a que forma a cartilagem, esse tecido será danificado, favorecendo uma artrite", exemplifica Cynthia Antonaccio.

7 comentários:

  1. Menina! Namastê! Que saudade daqui! Quanta coisa para ler! Vou ter que voltar outra hora, pois está super tarde! Vi o bilhetinho q vc deixou para mim no comer cru, obrigada! É que fiz besteira lá no meu someflower, apaguei o layout, perdi tudo, republiquei...enfim, resolvi criar um outro cantinho que tem mais a ver com essa minha nova realidade, viva e feliz.
    Mas eu volto pra ler TUDO e comentar decentemente.
    Beijinhos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!!!
    Me passa seu endereço novo, pra eu te visitar :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto porque aqui estou sempre aprendendo! Mas coloquei o pé na jaca hoje e já observei que, se por algum motivo, não tomo o Leite da Terra matinal, passo o dia meio mal e acabo fazendo besteira...
    Muito bom poder compatilhar. Obrigada.
    Meu novo canto ainda não está totalmente pronto, mas o endereço é:
    www.alternativaviva.blogspot.com
    Vou ficar muito feliz em receber vc em minha nova "casa".
    Beijokas e excelente fim de semana.
    cris.

    ResponderExcluir
  5. Também sinto isso Cris, que começar o dia com suco verde faz total diferença.

    bjokas

    ResponderExcluir
  6. Maristella querida, obrigada pela visita! Estou organizando meu canto meio lentamente, mas eu chego lá!
    Tenho meu Guru da meditação, a quem devoto todo meu amor, mas sobra muito amor para Krishna, pois sempre leio Bhagavad-Gita e "ouço" seus aconselhamentos. Também adoro.
    Sou fã de Govinda. Você já ouviu Rasa?
    Beijos e Hari Bol!

    ResponderExcluir
  7. Maristella querida, passei aqui porque ouvi hoje uma música que não ouvia há tempos e me lembrei de vc, porque a cantora tem músicas lindas e falam sobre Krishna. O nome dela é Rasa. Veja se vc gosta:
    http://www.youtube.com/watch?v=QoeHQH6peqA
    Beijinhos,
    cris.

    ResponderExcluir

A verdade está lá fora!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin