quarta-feira, 10 de junho de 2009

HIGIENISMO

Quando se ouve falar a palavra higienismo o que logo nos vem a cabeça? Higiene, limpeza e é isso mesmo o higienismo, falando de forma simplória, nos mostra que todo alimento que consumimos gera "sujeira" no organismo. O higienismo chama essa sujeira de toxinas, pois é todos os alimentos que ingerimos gera toxinas em maior ou menor grau e a forma como combinamos os alimentos potencializa ou diminui a produção de toxinas.
Portanto o higienismo tem como objetivo "limpar" o organismo, tirar de dentro do corpo toda essa sujeira, que é a origem de toda doença, dando bem estar e qualidade de vida aos seus praticantes.
No Brasil Tânia Alves é referência no assunto. Eu conheci o higienismo através de uma entrevista que vi na TV, onde Tânia relatava sua experiência pessoal com o higienismo: "Há anos sigo o programa higienista que é uma verdadeira filosofia de vida", conta a atriz que introduziu a prática também em seu spa, o Maria Bonita, em Friburgo, no Rio de Janeiro". (Vale a pena conhecer o Spa, eu estive lá no final do ano passado e foi onde tive meu primeiro contato com a alimentação viva.)
Voltando a tal entrevista Tânia explicava que o sistema foi criado por médicos americanos a partir de descobertas que culminaram com o avanço da Biologia no século passado. Do inglês "Natural Hygiene", é, por definição, uma ciência de saúde que respeita as leis naturais, ou, os processos físicos e químicos que regem o funcionamento do corpo humano, mantendo ativo seu incrível poder de construção e regeneração.
Depois de adotar o higienismo, Tânia relata que nunca mais ficou doente e diz que perdeu suas últimas "gordurinhas indesejáveis". (Eis um bem vindo "efeito colateral": não há notícia de algum higienista que tenha se mantido acima do peso -e isso sem contar as calorias, pois as quantidades aqui são livres. Eu emagreci 13 quilos em 3 meses praticando o higienismo e comendo a vontade.) Outra virtude sempre citada pelos adeptos é a capacidade do higienismo de "curar" doenças., ou melhor, deixar que o corpo as cure.
Há mais ou menos 150 anos houve um boom na ciência e, a partir de descobertas de médicos americanos, criou-se um sistema para auxiliar na melhoria das funções do corpo humano. Daí surgiram os fundamentos do higienismo. São cinco os princípios: ingerir no mínimo 70% dos alimentos crus; evitar ou eliminar comidas que produzam toxinas; respeitar as etapas do processo digestivo; combinar os alimentos corretamente; não se alimentar em excesso.
Comer é muito bom, mas é preciso saber o que se está levando para dentro do corpo. Outros pontos fundamentais são: o sono e a prática de atividade física. Bem alimentado, descansado e com o corpo bem cuidado, resta o último passo que, segundo a atriz, é a receita da juventude e saúde: bom humor. "Ter uma atitude positiva, resgatar o entusiasmo de uma criança e estar sempre aberto para o novo. Ter contato com a natureza sempre, de onde vem o real poder e a vitalidade. Estar sempre em movimento e sintonia com as forças que vêm através da natureza e suas manifestações".
Então vamos lá!!! Arme-se e inicie sua faxina interior!!!

3 comentários:

  1. Maristella, obrigada por compartilhar um pouco da sua história lá no blog! Realmente é uma aventura, e muitas vezes pode ser um processo até divertido!
    Sim, estou em Recife! Um verdadeiro paraíso para quem vive basicamente de frutas!! :)
    bjs,
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Olá Maristella, Gostaria de saber se você conhece algum outro spa perto do rio de janeiro que possua a mesma pratica sitada acima agradeceria muito se pudesse me ajudar meu e-mail robertatabe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Maristella, bom dia.
    Agradeço estes ensinamentos, no seu blog, sobre higienismo. Sou vegetariano há muitos anos e pretendo elevar ao máximo de excelência o meu alimento. Suas dicas são muito boas. Nunca as delete, ok? Escreva mais sobre a sua experiência no higienismo e prestarás um grande benefício a todos. Saudações Andrade

    ResponderExcluir

A verdade está lá fora!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin