terça-feira, 14 de julho de 2009

5 TIPOS DE FRUTAS AO DIA

Reportagem de capa da revista VIVA SAÚDE deste mês: 5 tipos de frutas ao dia Essa é a quantidade que você precisa consumir para ficar longe da hipertensão e do diabetes. De quebra, garante força extra ao sistema imunológico e ajuda a manter o peso sob controle.

As frutas oferecem um aporte de fibras solúveis e não solúveis. As primeiras dão aquela sensação de saciedade e ajudam a equilibrar a absorção de açúcar e gordura, prevenindo o aumento do colesterol e da glicose da dieta no sangue. Já as fibras insolúveis têm a função de participar da formação das fezes e ainda de alimentar a flora intestinal.

O fato de aumentarem a velocidade do trânsito intestinal também representa uma vantagem e tanto. "Assim, os resíduos tóxicos ficam menos tempo em contato com o intestino, o que evita que cheguem a agredir essa mucosa", complementa a nutricionista Maria Cristina Freitas, professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas os benefícios de contar com as frutas na alimentação diária não param por aí. Os compostos fenólicos, pigmentos que dão cor a esses alimentos, são antioxidantes naturais. Da mesma maneira que defendem as frutas da ação dos micro-organismos - essas substâncias são tóxicas para as pragas, vírus e bactérias - elas preservam o nosso corpo.

Um estudo promovido por órgãos de saúde americanos, na década de 1990, foi um dos mais utilizados para referenciar esse padrão alimentar. "A partir daí, criou-se o movimento Five a day (cinco ao dia), que recomenda o consumo de cinco porções de frutas durante o dia para a manutenção da saúde. Atualmente, o programa é desenvolvido em mais de 25 países, incluindo o Brasil", explica Patrícia. (Interessante saber que o Brasil participa mas não divulga eu nunca ouvi falar desse movimento... você já?)

"Gostei da reportagem, mas tem coisas que não foram ditas e, que ao meu ver deveriam, como o fato de ser possível alimentar-se somente de frutas. Ou o poder desintoxicante das frutas, tudo bem ela cita que as frutas possuem substancias antioxidantes mas de forma muito superficial, então aproveito para destacar este ponto, as frutas são alimentos considerados pelo higienismo como pré-digeridos, ou seja, de fácil digestão o organismo leva cerca de 30 minutos para mandar a fruta do estômago para o intestino e se o corpo estiver saudável consegue concluir a digestão neste curto espaço de tempo, por isso não se deve ingerir frutas com outros tipos de alimentos. Esta é outra falha da reportagem que sugere que usemos as frutas como sobremesa, este é um erro fatal pois a fruta não consegue "sair do estômago" em 30 minutos e acaba apodrecendo e gerando toxinas. Em resumo: em vez de se obter todos os benefícios da fruta consegue-se apenas dificultar todo o processo digestivo aumentando a produção de toxinas, gerando resíduos que enfraquecem o sistema imunológico e geram doenças.

Gostaria, ainda de destacar que segundo o higienismo o processo digestivo é dividido em ciclos e das 04h00 ao meio-dia ocorre o ciclo da eliminação. Para facilitar a eliminação, o ideal é beber água e comer somente frutas durante a manhã e só comer alimentos mais consistentes depois do meio-dia, assim o corpo tem tempo pra terminar a digestão do que você ingeriu no dia anterior e de se restaurar. Os sintomas do mal-estar ao acordar mostram a sobrecarga das funções de
eliminação. Após uns dias respeitando esse processo a energia aumenta de forma surpreendente.

Outra coisa que nunca é demais lembrar é que os sucos são maravilhosos para a saúde e que as combinações potencializam o valor nutricional das frutas, mas nunca utilize água se ficar difícil de bater utilize um pouco de água de coco. Porquê? A água também faz com que as frutas permaneçam mais tempo no estômago causando putrefação.

Ah! Uma forma simples de iniciar um DETOX (processo de desintoxicação) é passar ao menos um dia da semana ingerindo somente frutas, depois aumente o número de dias. O fato de ingerir apenas frutas libera o organismo da árdua tarefa da digestão e então sobra tempo pra "limpar a casa" é isso mesmo, liberado do trabalho de digerir o corpo pode dar atenção aos órgãos que estão debilitados e restaurar sua saúde.

Bom, consuma fruta sem moderação, as porções da reportagem são muito pequenas, fruta não engorda não!!! Eu como um abacate inteiro por vez... manga no mínimo duas... melancia metade... rsrsrsrs epa que mulher gulosa!!! Apenas dou preferência as frutas de época (agora estou detonando as mexericas) porque são mais nutritivas e tem baixo custo, e sempre maduras."

Um dia frutado...

Maristella

Se quiser a reportagem na integra acesse: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/75/artigo142468-1.asp

2 comentários:

  1. Maravilha Maristella!!! Ótimo post! :-)
    E que legal, eu não sabia que bater fruta com água causa dificuldade de digestão... mt bom saber disso, faz sentido... como, por exemplo, devemos evitar de bater frutas com gelo... é melhor com água de coco gelada... :-) bj grande!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Malú, a água atrasa o processo digestivo e gera toxinas.
    Bjos

    ResponderExcluir

A verdade está lá fora!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin