sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Quando as crianças aprendem a ter pressa?


Pressa (substantivo feminino):                                                                                              Necessidade urgente de chegar a um ponto ou lugar, ou atingir algum objetivo. Urgência, rapidez, velocidade, impaciência.

Transtornada com a quantidade de talheres no escorredor, preparando (freneticamente) o jantar, clamei ajuda pro Carllos¹, limpei a mesa, dei-lhe os talheres molhados e um pano de prato limpo e seco, respirei fundo, senti um alívio em pensar na possível desobstrução da pia, disse-lhe que pensasse numa forma bacana de fazer a tarefa e que fosse me perguntando sobre os lugares de cada talher, se necessário.
Mergulhei nas panelas, focada no jantar, alguns minutos se passaram, olhei pro Carllos e surpresa! Ele estava com um sorriso suave no rosto, secando os talheres e agrupando-os por semelhança, devagar, com total presença, entregue, parecia acariciar cada talher no lugar de secá-los, a tarefa comum, banal, parecia um ato grandioso para a ordem natural das coisas. Tive a sensação de que podia pegar a paz com as mãos, tamanha era sua serenidade...
Do meu lado da cozinha estava a pressa e no dele a presença!
Perguntei pra mim mesma:
- Quem apresentou a pressa às crianças?
Lembrei que já fui assim, presente, inteira em cada ação, em cada palavra, sempre o dia todo... Dias recheados de plenitude! Hoje me vejo como o coelho branco de Alice² sempre com o relógio na mão (ou mesmo sem ele) sem saber o motivo de tanta pressa, sempre atrasada, sempre me apressando, me pressionando. É isso!!! Sempre me colocando na pressão, em pressão, sob pressão.  Sorte que a consciência de ser o que não se deseja traz consigo a dor da descoberta junto com o chamado pra mudança!
Escolho mudar! Carllos me ajudou nas tarefas de casa e da alma, foi o divisor do meu caminho, pressaxpresença, escolho a presença, a inteireza, a harmonia, a descoberta de grandes prazeres diários escondidos em atividades consideradas banais. Escolho deixar a pressa longe de casa, escondida das crianças...

1 – Carllos Henrique, 10 anos, meu primogênito.
2 – Coelho Branco (em inglês: White Rabbit) é uma personagem fictícia da obra literária “Alice no  pais das maravilhas” produzida por Lewis Carroll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A verdade está lá fora!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin